CÂMARA MUNICIPAL DE SENHOR DO BONFIM REALIZA A 12° SESSÃO ORDINÁRIA DO 01° SEMESTRE DE 2023
Nesta quinta-feira, 30 de março, a Câmara Municipal de Senhor do Bonfim realizou a 12° Sessão Ordinária do 01° semestre de 2023, presidida pelo Vereador Idailton Galeguinho, com as seguintes matérias:
EXPEDIENTE
- Projeto de Lei do Legislativo nº 007/2023, de autoria conjunta dos vereadores Cleiton Vieira, Gilson Ernesto e Helson de Carvalho, que “Dá denominação à Praça no Distrito de Passagem Velha, Senhor do Bonfim, e dá outras providências”;
- Projeto de Lei do Legislativo nº 015/2023, de autoria do vereador Idailton Jarle Santiago do Nascimento, que “Dá denominação à Escola Municipal do Povoado de Cariacá e dá outras providências”;
- Parecer da Comissão Permanente de Legislação, Justiça, Postura e Redação Final ao Projeto de Lei do Legislativo nº 009, de 14 de março de 2023;
- Ofício nº 026/2023, oriundo do gabinete do vereador Idailton Jarle Santiago do Nascimento, que faz requerimento para retirada de tramitação do Projeto de Lei do Legislativo nº 039/2021, de sua autoria.
ORDEM DO DIA
- Parecer da Comissão Permanente de Legislação, Justiça, Postura e Redação Final ao Projeto de Lei do Legislativo nº 009, de 14 de março de 2023;
- Projeto de Lei do Legislativo nº 009/2023, de autoria do vereador Elizeu Conceição de Souza, que “Dá denominação ao Mercado Municipal, localizado na Praça Castelo Branco, e dá outras providências”.
DISCURTINDO O PROJETO DE LEI DO LEGISLATIVO Nº 009/2023:
Vereador Elizeu dos Temperos (PROS): Destacou que o projeto de sua autoria, possui intuito de homenagear o saudoso ex-prefeito e professor Paulo Batista Machado, designando o seu nome ao Mercado Municipal de Senhor do Bonfim, localizado na Praça Castelo Branco. Em seu discurso de apresentação, o orador ressaltou o carisma, humildade e o legado facultado no Município por Paulo Machado.
Vereador Biro Biro (REPUBLICANOS): Relembrou momentos que vivenciou ao lado do ex-prefeito de Senhor do Bonfim Paulo Batista Machado, quando o mesmo visitava o seu gabinete na Câmara Municipal. Segundo o orador, esta homenagem faz jus ao legado deixado pelo homenageado.
Vereador Ary Urbano (DEMOCRATAS): Ressaltou o empenho, humildade e carinho que Paulo Batista Machado possuía com os Munícipes. O orador também destacou lembranças do homenageado quando o Edil era Secretário de Cultura do Município.
Vereador Babão (REPUBLICANOS): Parabenizou o Vereador Elizeu dos Temperos pelo olhar amplo ao criar o Projeto em pauta.
O Edil também frisou o legado de Paulo Batista Machado.
O PROJETO DE LEI DO LEGISLATIVO Nº 009/2023 FOI APROVADO POR UNANIMIDADE.
ORDEM DOS INSCRITOS
Vereador Hermógenes Almeida (PT): Falou que solicitou da Secretaria de Saúde a relação das unidades de saúde que foram reformadas, e, ainda, relembrou a cobrança que fez a Secretaria de Educação no que diz respeito a reforma das Escolas Municipais, mas, segundo o Edil, não obteve respostas.
O orador também falou que está preocupado com algumas obras do Município, se referindo aos calçamentos desgastados e as pinturas nas cores azul branco em obras feitas pela Prefeitura. O Edil disse tem feito questionamentos ao Ministério Público, porque a bandeira da Cidade é composta pelas cores vermelho, amarelo e verde, e o patrimônios pertencem ao Município e a não bandeiras partidárias.
Vereador Cleiton Vieira (PCdoB): Destacou que inúmeras comunidades entraram em contato com o mesmo para saber os motivos pelos quais a Empresa Baiana de Águas e Saneamento – EMBASA visitava a comunidade. O Edil respondeu que era fruto do esforço do Executivo no empenho de solucionar os problemas de falta d’água. Orador também destacou a parceria entre a CASB – Associação de Pessoas Autistas de Senhor do Bonfim com a Secretaria de Assistência Social que estará conscientizando a população sobre os direitos e respeito aos Autistas.
Vereador Elizeu dos Temperos (PROS): Se referindo ao discurso do Vereador Hermógenes Almeida (PT) sobre as reformas que estão sendo realizadas pela gestão atual, o orador falou que quando o líder de oposição não tem assuntos para falar, usa da tribuna para criticar as cores que estão sendo pintadas a Cidade. Ainda, o parlamentar citou as obras de construções de praças públicas e pavimentações que são executadas pela Prefeitura, afirmando que o Vereador de oposição não conhece e tão pouco visita porque vive viajando.
Vereador Ary Urbano (UNIÃO): Falou que os Vereadores precisam, também, analisar as obras que são feitas pelo Governo do Estado. O orador usou como exemplo a obra do Colégio Estadual de Senhor do Bonfim que passou por uma reforma no valor de R$ 2.854.170,50. Segundo o Edil, o Estado fez uma maquiagem de pintura na frente do Colégio.
Vereador Quinho do Carrapichel (PCdoB): Anunciou que o Município sediará a Copa 2º de Julho, convidou a população para prestigiar a Copa da Manga e a Ordem de Assinatura de Serviço que marcará o início da obra de construção do Campo Society no Distrito de Carrapichel.
ASCOM – CMSB – “O FUTURO NOSSO MUNICÍPIO PASSA POR AQUI. ”