CÂMARA MUNICIPAL DE SENHOR DO BONFIM REALIZA A 23° SESSÃO ORDINÁRIA DO 02° SEMESTRE
Nesta quinta-feira, 13 de outubro, a Câmara Municipal de Senhor do Bonfim realizou a 23° Sessão Ordinária do 02° semestre presidida pelo Vereador Idailton Galeguinho, com a seguinte pauta:
EXPEDIENTE
- PARECER da Comissão Permanente de Legislação, Justiça, Postura e Redação Final ao Projeto de Lei do Executivo nº 025, de 11 de outubro de 2022;
- PARECER da Comissão Permanente de Finanças, Orçamento, Fiscalização Financeira e Orçamentária ao Projeto de Lei do Executivo nº 025, de 11 de outubro de 2022.
ORDEM DO DIA
- PARECER da Comissão Permanente de Legislação, Justiça, Postura e Redação Final ao Projeto de Lei do Executivo nº 025, de 11 de outubro de 2022;
- PARECER da Comissão Permanente de Finanças, Orçamento, Fiscalização Financeira e Orçamentária ao Projeto de Lei do Executivo nº 025, de 11 de outubro de 2022;
- Projeto de Lei do Executivo nº 025/2022, que “Autoriza o Chefe do Poder Executivo a conceder reajuste dos vencimentos dos servidores municipais efetivos do magistério e dá outras providências”.
Discutindo o Projeto de Lei do Executivo nº 025/2022:
Vereador Biro Biro (PRB): Fez uma retrospectiva dos reajustes salariais dos professores de 2017 a 2020, que somando todos dá apenas 13%.
O Vereador relembrou também os posicionamentos do Vereador Hermógenes durante a governança do PT na Cidade, onde dizia que a inflação impossibilitava a gestão de reajustar com uma porcentagem maior.
Vereador Hermógenes Almeida (PT): Falou que de acordo com cálculos e olhando o projeto em pauta, há uma defasagem de 28,76, por este motivo, apresentará uma emenda modificativa ao artigo 1º, tornando para: Ficam reajustados em 18,24% a partir do dia primeiro de janeiro de 2022 e 10,76 a partir do dia 13 de novembro, os vencimentos dos cargos de professores do executivo municipal.
Segundo o Edil, esta emenda irá ajustar o salário dos professores, dizendo que espera que a liderança do governo atual não seja contrária à sua proposição.
Vereador Helson de Carvalho (DEM): Disse ao Presidente da Mesa diretora que a emenda do Vereador Hermógenes não poderá ser colocada em pauta, por não ter sido indicada antes da discussão do Projeto e por gerar despesas ao Município.
Em seu discurso, o Vereador pontuou a desvalorização do servidor público durante o governo do PT, ressaltando a defasagem salarial dos professores por não terem adquirido reajuste.
Finalizando o seu discurso, o Vereador disse que o Prefeito Laércio Júnior continuará olhando com bons olhos para os professores e todos os servidores públicos.
Vereador Cleiton Vieira (PCdoB): Disse que há muito tempo não vê um diferencial na pasta da educação, como está vivenciando no governo do Prefeito Laércio Júnior.
O Vereador parabenizou o planejamento financeiro do Poder Executivo e afirmou que votará a favor da preposição, dizendo que este recurso fará a diferença na vida dos profissionais de educação.
Vereador Ary urbano (DEM): Repreendeu a falta de atenção do Vereador Hermógenes Almeida que discutiu o Parecer errado e lamentou o comportamento do Presidente do SINTESB com líder da oposição durante a sessão, trazendo informações a este reajuste.
O Vereador enfatizou a importância do professor para a sociedade e declarou apoio a classe dizendo que votará pela aprovação do projeto.
O PROJETO DE LEI DO EXECUTIVO Nº 025/2022 FOI APROVADO POR UNANIMIDADE.
ORDEM DOS INSCRITOS
Vereador Cleiton Vieira (PCdoB): Enalteceu as realizações das ordens de serviços nomeadas como “Sextou com Obras”, executadas todas as sextas-feiras pelo Prefeito de Senhor do Bonfim Laércio Júnior.
O Vereador rebateu as falações que diziam que as edições do “Sextou” eram politicagem e aproveitou o momento para divulgar a próxima ordem de serviço para pavimentação em paralelepípedo da Rua Pará, no bairro Rodoviário.
Vereador Biro Biro (PRB): Relatou sua visita no Distrito de Igara, onde presenciou a alegria dos moradores que contemplam o andamento da obra de estação de tratamento da Lagoa do fedor.
Vereador Hermógenes Almeida (PT): Disse que entrará com uma petição no Ministério Publico alegando que quando está fazendo uso da palavra na tribuna da Câmara, sua voz não está sendo transmitida pelas redes sociais.
O orador registrou a presença do Sindicato dos Trabalhadores na Educação do Município de Senhor do Bonfim, dizendo que os mesmos vieram para falar sobre a equiparação do piso salarial da classe.
ASCOM – CMSB – O “O FUTURO DO NOSSO MUNICÍPIO PASSA POR AQUI. ”