CÂMARA MUNICIPAL DE SENHOR DO BONFIM REALIZA A 13ª SESSÃO ORDINÁRIA DO PRIMEIRO SEMESTRE

CÂMARA MUNICIPAL DE SENHOR DO BONFIM REALIZA A 13ª SESSÃO ORDINÁRIA DO PRIMEIRO SEMESTRE
Nesta terça-feira, 19 de abril, a Câmara Municipal de Senhor do Bonfim realizou a 13ª Sessão ordinária do primeiro semestre presidida pelo Vereador Idailton Galeguinho.
EXPEDIENTE
- Projeto de Lei do Legislativo nº 011/2024, de autoria do vereador Cleber Nilton Lima do Nascimento, que “Dá denominação de campo sintético na Escola Nossa Senhora de Fátima, no bairro Alto da Maravilha, município de Senhor do Bonfim, e dá outras providências”;
- Projeto de Lei do Legislativo nº 012/2024, de autoria do vereador Arinaldo Urbano da Costa, que “Concede isenção do imposto predial e territorial urbano (IPTU) sobre imóveis integrantes do patrimônio de portadores de neoplasia maligna (câncer), insuficiência renal aguda ou crônica graves (paciente de hemodiálise) ou de seus dependentes e dá outras providências”;
- Indicação nº 009/2024, oriunda do gabinete do vereador Gilson Ernesto Leite Rodrigues, que indica um estudo das condições salariais dos professores quando aposentados, já que, uma vez deferido o pedido dessa concessão, o trabalhador tem perda em seu vencimento de até 50%; buscar-se-ia com essa indicação a possibilidade de alcançar junto ao Poder Executivo uma lei que complementasse o salário do professorado aposentado;
- Indicação nº 009/2024, oriunda do gabinete do vereador Arinaldo Urbano da Costa, que indica o “reparo em via pública (paralelepípedo) na Rua Castro Alves, no bairro das Casas Populares”;
- Indicação nº 010/2024, oriunda do gabinete do vereador Gilson Ernesto Leite Rodrigues, que indica o “patrolamento das estradas vicinais das estradas [sic] de Cariacá de cima, fazenda Santa Fé, fazenda Boa Esperança, fazenda Várzea Funda e Teiú”.
ORDEM DO DIA
- Requerimento SN/2024, subscrito por todos os Edis, que requer o relatório dos saldos que tem a receber em atraso do Governo Municipal e Estadual, como também os saldos que têm a pagar aos servidores que prestam serviço para FABAMED que estão em aberto.
DISCUSSÃO DO REQUERIMENTO:
Vereador Biro Biro (Republicanos): O vereador solicitou informações à empresa FAMED, responsável pela gestão da UPA 24 e do Hospital Regional, devido às reclamações recorrentes sobre atrasos de salários de dois meses por parte dos servidores. O vereador enfatizou a importância de a empresa prestar esclarecimentos adequados naquela casa legislativa.
ORDEM DOS INSCRITOS
Vereador Biro Biro (Republicanos): Durante a discussão, abordou-se as disposições da legislação relativa ao aterro sanitário, ressaltando-se a conformidade do nosso município com o plano nacional de resíduos sólidos. Também se destacou a longa experiência de mais de 40 anos coexistindo com o lixão, uma situação que tem causado consternação e incômodo à nossa comunidade.
Vereador Gilsinho do Ernesto (UB: O vereador discutiu seu pedido de indicação ao executivo referente à manutenção dos salários dos professores aposentados.
Vereador Hermógenes Almeida (PT): O vereador ressaltou sua constante cobrança junto ao executivo por ações cruciais para o desenvolvimento regional, como a implementação da vila industrial em nosso município, que possui um grande potencial para fortalecer nosso comércio local.
O Edil enfatizou ainda que o aeroporto está pronto para operar, aguardando apenas a resolução do problema do lixão, uma questão de grande preocupação, visto que até o momento não se encontrou uma solução para esse problema.
Vereador Cleiton Vieira (PcdoB): O vereador relatou ter sido questionado nos últimos dias sobre a situação da saúde em nosso município, destacando que apesar do grande empenho por parte do prefeito, há uma falta de atuação por parte do governo estadual. Isso tem levado Senhor do Bonfim a perder seu status de referência regional, como já foi no passado. Além disso, o vereador mencionou o retorno dos políticos turistas, que agora estão se apresentando como salvadores da pátria.
ORDEM DAS BANCADAS
Vereador Rê do Sindicato (PT): O vereador criticou o Banco do Brasil por estar sem sistema há quase oito dias, afetando aposentados e moradores de municípios vizinhos. Também cobrou a operação tapa-buracos nas estradas vicinais, especialmente em Quicé, devido às más condições de tráfego.
Vereador Helson de Carvalho (UB): O vereador criticou colegas por ressuscitarem problemas antigos em ano eleitoral. Destacou melhorias na saúde, como um grande hospital com UTI, e o envolvimento do prefeito e secretário de saúde. Cobrou o vereador Moge por não intervir junto ao governador sobre a regulação na saúde. Ressaltou a presença de médicos na UPA, postos de saúde e Hospital Regional, contrastando com a escassez na sua gestão anterior.
Vereador Reinaldo José (PROS): O vereador destacou a entrega dos certificados da Guarda Municipal, ocorrida na última segunda-feira, ressaltando que toda a guarda está habilitada para exercer suas funções dentro da legalidade e com dignidade. Expressou gratidão pela presença dos colegas e do prefeito Laércio Junior, que tem sido um grande apoiador da guarnição.
Vereador Biro Biro (Republicanos): O vereador solicitou que a Comissão de Direitos do Consumidor investigue não apenas os problemas do Banco do Brasil, mas também de todas as outras agências bancárias que não têm oferecido um serviço de qualidade para nossa comunidade.
ASCOM – CMSB – “O FUTURO DO NOSSO MUNICÍPIO PASSA POR AQUI.”