CÂMARA MUNICIPAL DE SENHOR DO BONFIM REALIZA A 16° SESSÃO ORDINÁRIA DO 01° SEMESTRE DE 2023
Nesta terça-feira, 18 de abril, a Câmara Municipal de Senhor do Bonfim realizou a 16° Sessão Ordinária do 01° semestre de 2023, presidida pelo Vereador Idailton Galeguinho, com as seguintes matérias:
EXPEDIENTE
- Indicação nº 018/2023, oriunda do gabinete do vereador Gilson Ernesto Leite Rodrigues, que indica “determinar ao setor competente que tome as providências na construção de uma creche no BAIRRO Santos Dumont, município de Senhor do Bonfim”;
- Indicação nº 012/2023, oriunda do gabinete do vereador Elizeu Conceição de Souza, que indica “o serviço de limpeza na Rua Dr. Antunes, no Bairro Alto da Rainha, município de Senhor do Bonfim”;
- Indicação nº 014/2023, oriunda do gabinete do vereador Elizeu Conceição de Souza, que indica “o serviço de patrolamento na chegada no Distrito de Passagem Velha, município de Senhor do Bonfim”;
- Ofício nº 047/2023, oriundo do gabinete da vereadora Lúcia Cristina Souza Cerqueira, que justifica a ausência da vereadora na Sessão Ordinária do dia 18-4-2023, em virtude de se encontrar em viagem oficial a Cidade de Salvador – BA.
ORDEM DO DIA
NÃO CONSTA MATÉRIA DA ORDEM DO DIA.
ORDEM DOS INSCRITOS
Vereador Gilsinho do Ernesto (PSL): Destacou a sua indicação de nº 018/202 que indica a Prefeitura Municipal determinar ao setor competente que tome as providências na construção de uma creche no Bairro Santos Dumont, no município de Senhor do Bonfim.
Vereador Hermógenes Almeida (PT): Iniciou a sua fala cobrando o Vereador Elizeu dos Temperos sobre o requerimento que convocará o dono (desconhecido) da empresa Zona Azul. O Edil disse para o Vereador Elizeu dos Temperos que é necessário dar seguimentos aos processos, falou que espera que o Edil tenha coragem para manter o requerimento nesta Casa, pois esta pauta é de interesse dos cidadãos.
Vereador Biro Biro (PRB): Disse que o Vereador Hermógenes Almeida, líder da oposição, compôs a Legislação passada e liderou a bancada de situação no governo do PT. Tendo em vista a participação do parlamentar na gestão anterior, o orador disse que o Vereador sabe que a empresa Pare Azul é a mesma que atuou na gestão anterior. Segundo o Edil, agora o líder de oposição questiona quem é o responsável pela empresa. O orador disse para o parlamentar que é fundatamental trabalhar com transparência, mas que seja uma transparência coerente e sem hipocrisia.
Vereador Rê do Sindicato (PT): Destacou a solenidade de inauguração da unidade processamento de derivados de mandioca, que aconteceu no povoado de Cazumba.
Vereador Quinho do Carrapichel (PCdoB): Destacou o sucesso da Copa da Manga no Distrito de Carrapichel, dizendo que foi um espetáculo de futebol e abriu oportunidades para novos atletas. O orador ainda destacou suas ações, ressaltando a conquista de extensão de rede que beneficiará a comunidade de Canavieira.
ORDEM DAS BANCADAS
Vereador Rê do Sindicato (PT): Realizou a prestação de contas da sua ida à cidade de Salvador em busca de recursos para o Município. O Vereador destacou que na próxima semana fará a entrega da primeira etapa de 100mil alevinos para as famílias povoarem suas aguadas no Município. O Edil também ressaltou que discutiu três projetos na SEINFRA que são importantíssimos para a infraestrutura municipal.
Vereador Quinho do Carrapichel (PCdoB): Destacou o Forró Distrital que acontecerá no mês de junho, dizendo que esse evento fomentará o comércio e incentivará a cultura e tradição do Distrito. Ainda, o orador registrou nesta Casa a obra de construção do campo society de Carrapichel que há 15 dias foi dada a ordem serviço, mas até então a obra não iniciou.
Vereador Gilsinho do Ernesto (PSL): Disse que está tentando organizar a Associação do Teiú e o seu sonho é entregar um trator e um carro pipa para a comunidade. O Edil disse que fica contrariado quando sabe que tem Associações com esses equipamentos parados enquanto outras necessitam e não tem. Neste contexto, o vereador cobrou do líder do governo, Vereador Helson de Carvalho, que exponha qual é a Associação que está trabalhando de forma irregular.
Vereador Helson de Carvalho (UNIÃO): Externou a alegria dos bonfinenses ao verem que o time do Distrito de Igara estará participando do campeonato bonfinense. O Edil agradeceu aos Vereadores Idailton Galeguinho (Presidente da Câmara) e Cleber Nilton Babão que estiveram reunidos com o time do Palmeiras discutindo assuntos de interesse do time.
O líder de situação também destacou a reunião do Prefeito Municipal na Associação comercial, cujo intuito foi debater o sistema Zona Azul.
Ainda, o orador falou que não possui informações suficientes para expor o nome da Associação denunciada pelo parlamentar durante a última Sessão, mas afirmou que possui fotos que são quase suficientes.
Vereador Elizeu dos Temperos (PROS): Disse que esperava do Vereador Helson de Carvalho o nome da Associação exposta pelo líder da situação na última Sessão Ordinária. Segundo o Edil, essa Associação é criminosa e deve ser investigada. Ainda, o parlamentar expôs a cooperativa de laticínio que até então não tem funcionalidade no Município.
Vereador Netinho do Táxi (REPUBLICANOS): Parabenizou o Prefeito de Senhor do Bonfim pela primeira etapa concluída da Rua Nova Sião e anunciou que a segunda etapa em breve iniciará. O Parlamentar externou a satisfação de trabalhar com Deputado Márcio Marinho, agradecendo-o pelo trabalho executivo em Senhor do Bonfim.
PRERROGATIVA DO PRESIDENTE
Vereador Idailton Galeguinho (UNIÃO): Disse que ficou curioso em saber qual a função do Vereador Hermógenes Almeida nesta Casa, pois quando é questionado sobre o seu governo e a sua liderança na bancada de oposição, o Vereador diz não ter gestão. Segundo o Edil, essa discussão foi provocada pelo líder da oposição para tentar tirar o foco das denúncias feitas pelos Vereadores a respeito da Associação. Pontuando sobre a empresa Pare Azul, o orador falou que se reuniu com o Prefeito e o Comércio para discutir sobre esse sistema.
Ainda, o Edil explanou que possui 03 denúncias acerca de Associações administradas pelo PT e que provocará o Ministério Público para apurar essas acusações.
ASCOM – CMSB – “O FUTURO DO NOSSO MUNICÍPIO PASSA POR AQUI. ”