CÂMARA MUNICIPAL DE SENHOR DO BONFIM REALIZA A 28° SESSÃO ORDINÁRIA DO 02° SEMESTRE 

WhatsApp Image 2022-11-09 at 08.57.01 (2)

CÂMARA MUNICIPAL DE SENHOR DO BONFIM REALIZA A 28° SESSÃO ORDINÁRIA DO 02° SEMESTRE 

 

Nesta terça-feira, 08 de novembro, a Câmara Municipal de Senhor do Bonfim realizou a 28° Sessão Ordinária do 02° semestre presidida pelo Vereador Idailton Galeguinho, com as seguintes matérias:   

EXPEDIENTE 

  • Ofício nº 279/2022 – Gabinete do Prefeito, que encaminha em regime de urgência o Projeto de Lei do Executivo nº 027/2022; 
  • Projeto de Lei do Executivo nº 027/2022, que “Altera a Lei Municipal nº 1.642/2022 e dá outras providências”; 
  • INDICAÇÃO Nº 008/2022, de autoria do vereador Gilson Ernesto Leite Rodrigues, que indica “a criação do Museu Municipal, onde atualmente funciona a sede da Administração Municipal, [segerindo ainda] ser vinculado à Secretaria de Cultura, [e que sua criação] homenageie o empresário e artista bonfinense Florisvaldo Queiroz de Carvalho”; 
  • INDICAÇÃO Nº 025/2022, de autoria do vereador Arinaldo Urbano da Costa, que indica “a pavimentação em ‘rocha em formato de paralelepípedo’ da travessa Campo Clube (atrás do clube Arena House)”; 
  • Pedido de Providência Nº 012/2022, de autoria do vereador Gilson Ernesto Leite Rodrigues, que solicita “reforma da Praça Promorar, caminho 3, bairro Olaria”; 
  • Ofício nº 006/2022, oriundo do gabinete do vereador Cleber Nilton Lima do Nascimento, que justifica a ausência do vereador na Sessão Ordinária do dia 8-11-2022, em virtude de se encontrar executando atividades inerentes ao exercício do mandato parlamentar. 

ORDEM DO DIA 

 

NÃO HÁ MATÉRIA PARA A ORDEM DO DIA. 

 

ORDEM DOS INSCRITOS 

 

Vereador Gilsinho do Ernesto (PSL): Lamentou a perda de ACM Neto à eleição do Governo do Estado da Bahia e Jair Bolsonaro à reeleição da Presidência da República. Segundo o Edil, houve democracia e a vontade do povo foi que prevaleceu. 

Ainda em sua fala, o parlamentar desejou boa sorte ao Governador eleito Jerônimo Rodrigues e ao Presidente eleito Lula.  

 

Vereador Cleiton Vieira (PCdoB): Agradeceu as emissoras de rádio e comunicação do Município por ceder espaço para esclarecer as acusações de ter traído o Deputado Estadual reeleito Bobô.  

 

 

 

 

Vereador Ary Urbano (DEM): Ressaltou a funcionalidade do Sistema Rotativo Zona Azul em Senhor do Bonfim, destacando sua importância para organização do transito no Cidade e sua contribuição na economia municipal e geração de emprego.  

 

 

 

Vereador Biro Biro (PRB): Realizou críticas a empresa que presta serviço para embasa, expondo o mal serviço que está sendo executado no bairro do Derba e o transtorno causado aos Munícipes.   

 

O Edil chamou a atenção do Prefeito Municipal para colocar em ação o Projeto que pune as empresas que danificam vias e não consertam.  

 

Vereador Netinho do Táxi (PRB): Falou sobre os questionamentos dos moradores do bairro Alto do Cigano e radialistas da Cidade, que cobram a construção da ponte do bairro.  

 

 

O Vereador falou que há muito tempo tem cobrado ao Prefeito Laércio Júnior e o gestor tem solicitado ao Secretário de Infraestrutura que até então não deu atenção a reivindicação.  

 

O parlamentar voltou a solicitar a construção da ponte a gestão Municipal, ressaltando a importância para locomoção dos moradores do bairro.  

 

Vereadora Socorro do Pelé (DEM): Agradeceu o Prefeito Laércio Júnior pela atenção designada a mesma e ao Secretário de Infraestrutura Francisco Marinho por atender suas reivindicações e atende-la sempre que é procurado.   

 

ORDEM DAS BANCADAS 

 

 

 

Vereador Elizeu dos Temperos (PROS): Disse que o Vereador Ary Urbano se equivocou quando falou que o sistema rotativo está perfeito em Senhor do Bonfim. Segundo o orador, o seu colega de bancada deveria ouvir mais a população para ter conhecimento da insatisfação da população referente ao rotativo.  

O Edil questionou se o parlamentar é o dono da empresa ou é responsável pelas indicações das meninas que trabalham no Zona Azul.  

 

 

 

Vereador Biro Biro (PRB): Rebateu críticas que foram feitas aos membros do Poder Legislativo em um programa de rádio, destacando o papel e a função do parlamentar a frente do Legislativo municipal.  

 

Vereador Cleiton Vieira (PCdoB): Dando continuidade ao seu discurso da ordem dos inscritos, disse que da mesma forma que possuem acusações sobre infidelidade direcionado a sua pessoa, o mesmo diz ter muitos documentos que relatam a sua tranquilidade e o seu direito e ir e votar em quiser.  

 

Vereador Quinho do Carrapichel (PCdoB): Falou sobre retomada da obra de pavimentação asfáltica que havia parado devido uma situação da empresa com Município, mas que atualmente está no processo de assentamento de meios fios e nivelamento da rua.  

 

O Edil também destacou os cursos profissionalizantes de doces e salgados, confeiteiro e padeiro direcionados aos moradores do Distrito de Carrapichel.  

 

Vereadora Lucia Cerqueira (PT): Destacou a carta de compromisso assinada pelo Prefeito Laércio Júnior, que vai beneficiar em iluminação pública os bairros Buriá e Bonfim 3. A Vereadora ressaltou que esta foi uma emenda do Deputado Estadual Bobó e o agradeceu pelo compromisso com povo bonfinense.  

 

Vereador Rê do Sindicato (PT): Falou sobre os projetos de iluminação pública conquistados através do seu mandato em parceira com a SEINFRA e destacou as implantações de iluminações da UNEB ao Residencial águas claras, na comunidade de Tanquinho e no Distrito de Missão do Sahy.  

 

Vereador Hermógenes Almeida (PT): Disse que solicitou informações referentes as reformas que foram feitas nas escolas municipais desde os meses de abril, maio e junho, ao Prefeito Laércio Júnior, mas não teve suas solicitações atendidas pelo gestor. 

O Parlamentar afirmou que levará a situação ao Ministério Público. 

 

 

 

Vereador Ary Urbano (DEM): Se referindo ao discurso do Vereador Elizeu dos Temperos, disse que em nenhum momento citou que o rotativo é perfeito, disse que ressaltou a finalidade do sistema e o seu objetivo na Cidade.  

 

Ainda, afirmou que não participou de nenhum processo licitatório para que a empresa esteja sobre sua a responsabilidade, como foi explanado pelo seu colega.  

 

Vereador Helson de Carvalho (DEM): Chamou a atenção do Poder Executivo a respeito da Av. Morgado, citando-a como uma das piores ruas do Município, por conter várias casas abandonadas pelos donos.  

 

Segundo o Edil, um projeto de lei deve ser criado para que se nada o proprietário for fazer naquele terreno ou por aquelas casas, que a Prefeitura adquira pelo valor que está no imposto de renda e leiloe.    

 

ASCOM – CMSB – “O FUTURO DO NOSSO MUNICÍPIO PASSA POR AQUI.